Make your own free website on Tripod.com


 História: Sete Maravilhas Atuais Página Principal  

 

Na verdade, são seis as maravilhas do mundo moderno:

 

Torre Eiffel

A Torre Eiffel está no coração de Paris . Fica às margens do Rio Sena, que apesar de poluído é o mais famoso de toda a França e talvez do mundo. Ela é uma estrutura metálica de 320 metros de altura. No início de sua construção foi muito contestada , pois muitos eram contra a sua localização. Porém hoje, ela se tornou um dos cartões postais do mundo e atrai anualmente, mais de 150 milhões de turistas .

Foi criada como uma estrutura temporária durante a Exposição Universal de 1889 e só não foi desmontada depois porque passou a ser utilizada como estação de transmissão do telégrafo e, mais tarde, de rádio. O engenheiro Gustave Eiffel foi o único responsável pelo projeto da torre. As plantas cobrem 5.017 metros quadrados de papel e pesam 7.000 t. Teve sua permanência confirmada em 1910.

 

Notre Dame

A catedral de Notre Dame começou a ser construída em 1163 por ordens do Bispo Maurício de Sully, e foi finalizada em 1330. O desgaste do tempo e as revoluções obrigaram as realizações de reformas. A construção de Notre Dame se extendeu por mais de 167 anos. No seu interior , se extende por 127,50 m de comprimento, por 32.50 de largura. A catedral possui os mais belos vitrais do mundo.

 

Sacré Coueur

A Basilica de Sacre Coeur (em português : Sagrado Coração) está situada no alto da cidade de Paris. É considerada uma das basílicas mais belas do mundo.

 

Arco do Triunfo

Surge entre 1750 e 1830, sob influência do Iluminismo, o neoclassicismo. Retoma-se o gosto pelas formas clássicas e corretas. A organização do espaço é geométrica e predominam no edifícios as formas simples, com detalhes gregos ou romanos, colunas paredes lisas e contrastes de texturas . As obras são monumentais e grandiosas. O Arco do Trinfo é um exemplo do neoclacissismo. (Em francês, L'Arc de Triomphe) O Monumento parisiense foi contruído em 1836, erguido no extremo da famosa avenida Champs-Élysées. Sobre a grande arcada, encontra-se desde 1921, a lápide do soldado desconhecido. Hoje o Arco do Triunfo é um "problema" para os parisienses, pois chegam nele muitas avenidas, formando verdadeiros aglomerados.

 

Big Ben

Originalmente, Big Ben era o nome dos cinco sinos da Torre de Santo Estevão, situada no prédio do Parlamento inglês, e não do relógio ali instalado. Suas primeiras badaladas foram ouvidas em 31 de maio de 1859. Foi projetado por um advogado, Edmund Denilson, barão de Grimthorpe. O nome Big Ben é uma homenagem a sir Benjamin Hall, parlamentar da Câmara dos Comuns encarregado de supervisionar a instalaçao do relógio. Confirmando a pontualidade britânica, o Big Ben é famoso pela precisão. São raras as vezes em que o relógio atrasa ou adianta. Quando isso acontece, colocam-se ou tiram pequenos pesos de uma bandeja presa a um pêndulo para corrigir a falha. Curiosidade : Uma moeda de um penny adianta o relógio em 25 centésimos de segundo durante 24 horas.

 

Estátua da Liberdade

A estátua de uma mulher segurando a tocha, que simboliza liberdade, foi doada pela França aos EUA, em 1886 para comemorar a aliança dos dois paises durante a luta pela independência americana. Seu autor foi o escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi, que uso sua mãe como modelo. A base foi feita por Gustave Eiffel. A figura tem 45,3 m de altura e está sobre um pedestral com mais de 45 m, na entrada do Porto de Nova York. O Braço tem 13 m e na cabeça há espaço suficiente para duas pessoas ficarem de pé. Sao 167 degraus da entrada até o topo do pedestral, mais 168 degraus até a cabeça e outros 54 até a tocha. Os americanos a chama de Mrs. Liberty

Melhores Web
Josemar Paraguassú Júnior